Saber mais sobre rinoplastia para que serve é um dos primeiros passos para que este procedimento cirúrgico seja bem-sucedido.
Isso porque, existem algumas características importantes que todos aqueles que pensam em realizar esse procedimento precisam conhecer.
Se você está procurando conhecer mais sobre a rinoplastia, está no lugar certo. Neste conteúdo, você aprenderá tudo sobre uma das cirurgias mais procuradas pelos brasileiros.
Inclusive, é importante mencionar que a rinoplastia não está indicada apenas para fins estéticos. Na verdade, ela também pode ser reparadora e funcional.
Quer conhecer mais sobre rinoplastia para que serve? Então, continue conosco e boa leitura!
Rinoplastia para que serve?
A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que tem a função de modificar as proporções do nariz, bem como alterar o seu tamanho.
Logo, podemos perceber que a rinoplastia é uma excelente alternativa para aqueles indivíduos que apresentam, por exemplo, alguma dificuldade durante a respiração.
Por outro lado, a rinoplastia é um procedimento que pode ser realizado para fins estéticos, fazendo com que o aspecto facial seja alterado.
Porém, é importante mencionar que os resultados obtidos, na verdade, são provenientes da própria fisiologia de cada paciente.
Dessa forma, não é vantajoso se comparar com ninguém, pois cada pessoa irá apresentar um resultado diferente e singular.
Por conta disso, inclusive, logo no primeiro contato com o paciente, o médico cirurgião plástico explica todos os detalhes da cirurgia, justamente para tentar reduzir quaisquer expectativas que estejam fora da realidade.
Em quais casos a rinoplastia é indicada?
Agora que você entendeu a rinoplastia e para que serve, chegou o momento de conhecer, de forma mais completa, em quais casos esse procedimento é indicado.
Geralmente, indica-se a rinoplastia para quadros de hipertrofia de corneto ou até mesmo o desvio no septo, justamente para que o paciente consiga ter uma respiração adequada.
No entanto, não é apenas pelo seu caráter funcional que a rinoplastia é procurada. Na verdade, ela vem sendo cada vez mais buscada por conta da estética.
Afinal, não é difícil encontrar alguém que não gosta do seu nariz, não é mesmo? Inclusive, essas reclamações são o primeiro passo para que os pacientes desejam uma mudança nessa área do corpo.
Porém, pode acontecer de o cliente ter algum problema respiratório, o qual irá exigir a realização da rinoplastia e, ao mesmo tempo, realizar uma modificação a nível estético.
Para esses casos, chamamos de cirurgia combinada, pois conseguimos atingir dois objetivos ao mesmo tempo com esse procedimento.
Abaixo, conheça um pouco mais sobre a rinoplastia para que serve e quais são as possibilidades de alteração no que diz respeito ao físico do nariz. Confira!
Reparação
A rinoplastia reparadora é um procedimento recomendado para aquelas pessoas que sofreram modificações significativas no seu nariz ao longo do tempo.
Inclusive, ela é bastante utilizada quando se quer reparar alguma deformidade promovida por traumas, câncer ou malformações congênitas e/ou adquiridas.
Porém, ela também é uma cirurgia que requer bastante cuidado e atenção, visto que, nem sempre, acaba atingindo as expectativas dos pacientes.
Logo, é amplamente recomendado maiores estudos antes de realizar esse procedimento. Por conta disso, o ideal é procurar um cirurgião plástico com vasta experiência no ramo.
Estética
A rinoplastia estética, como você pode perceber, é aquele procedimento cirúrgico que promove um grau de satisfação ao paciente.
Isso porque, a maioria das pessoas acabam procurando a rinoplastia justamente por não gostarem do seu nariz da forma como ele.
Dessa forma, é considerada uma excelente opção para quem busca uma renovação do visual, para quem quer se sentir bem e para quem deseja valorizar ainda mais o rosto.
Afinal, a rinoplastia estética tem a função de promover uma harmonia no rosto, já que esse procedimento permite que características sejam alteradas, como ângulo, formato, projeção, tamanho etc.
Funcional
De forma resumida, a rinoplastia funcional tem um objetivo central: fornecer a um determinado paciente uma maior qualidade de vida.
Afinal, como já mencionado, a rinoplastia possui a vantagem de remodelar as características do nariz e em diferentes aspectos.
Porém, uma das funções desse procedimento é a capacidade de corrigir certas falhas, como desvio de septo, por exemplo.
Inclusive, quando há associação de sintomas e desordens na região da face, alguns quadros mais sérios podem surgir, como distúrbios de sono, sinusite, obstrução nasal etc.
Para esses casos, a rinoplastia funcional é a melhor recomendação, justamente quando se quer recuperar a qualidade de vida do paciente.
Qualquer pessoa pode fazer uma rinoplastia?
Antes de qualquer cirurgia é normal o médico solicitar o que se chama de “risco cirúrgico”: um conjunto de exames que irão atestar a possibilidade (ou não) da realização da cirurgia.
De maneira geral, se o paciente não tiver qualquer problema de saúde, ele poderá realizar a rinoplastia sem o menor problema.
Inclusive, qualquer indivíduo que não se sinta confortável com o seu nariz do jeito que é, pode desejar a realização da rinoplastia.
No entanto, é importante mencionar que apenas o médico cirurgião plástico é o profissional devidamente habilitado e capacitado para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto.
Afinal, somente ele poderá dizer se a rinoplastia é uma opção viável para o seu caso, por exemplo, ou não ou até mesmo irá solicitar que você aguarde um pouco mais de tempo.
Conheça o procedimento de Rinosseptoplastia realizado pelo Dr. Gabriel Bijos!
Existe alguma contraindicação?
Neste conteúdo, você está entendendo mais sobre rinoplastia para que serve. Porém, será que existe alguma contraindicação para a realização desse procedimento?
A resposta é: sim! Os pacientes que possuírem comorbidades crônicas, por exemplo, não podem realizar a rinoplastia, tais como os pacientes com:
- problemas sérios de coração;
- hipertensão arterial sem controle;
- neoplasias ainda em tratamento;
- diabetes;
- problemas para coagular o sangue.
Por conta disso, e como mencionado anteriormente, alguns exames, ainda no pré-operatório, são solicitados, justamente para evitar certas complicações ao paciente.
Por último, mas não menos importante, é altamente recomendado que a cirurgia não seja realizada em pacientes que não possuem uma expectativa que seja compatível com a sua realidade.
Afinal, escolher por realizar qualquer procedimento cirúrgico, como a rinoplastia, por exemplo, deve ser feito de forma bastante consciente.
Além disso, o paciente precisa estar ciente dos cuidados necessários que deverão ser tomados, principalmente no pós-operatório, como você verá nos tópicos seguintes.
Como a cirurgia de rinoplastia é feita?
Hoje em dia, duas técnicas podem ser empregadas para que a rinoplastia seja realizada: a exorrinoplastia (cirurgia aberta) ou a endonasal (cirurgia fechada).
Na cirurgia aberta, o médico fará uma incisão pequena na base do nariz e no interior das narinas.
Na cirurgia fechada, por outro lado, apenas na parte interna das narinas a incisão é realizada.
Importante mencionar que, independentemente do método utilizado, esse procedimento cirúrgico deve ser realizado mediante anestesia geral, justamente para que o paciente fique o mais confortável possível.
A partir das incisões feitas, o cirurgião plástico conseguirá modificar as estruturas pertinentes.
Você deseja mudar a aparência das suas orelhas? Conheça a cirurgia plástica de Otoplastia!
Quais cuidados devo tomar após fazer essa cirurgia?
Uma coisa é certa: após a realização da rinoplastia, é bastante comum esperar um leve inchaço na região nasal e nas áreas próximas ao nariz.
Além disso, é importante mencionar que alguns hematomas poderão surgir e a área operada pode ficar bem sensível.
Esse cenário desconfortável pode parecer assustador, mas, geralmente, o pós-operatório, se realizado de forma adequada e mediante orientações do médico, tende a ser um processo indolor e bastante tranquilo.
A seguir, veja alguns cuidados que todo paciente no pós-operatório deve ter para que possa obter resultados satisfatórios com a rinoplastia.
Repousar
Uma das primeiras recomendações é que o paciente fique em repouso. Logo, ele não deve trabalhar ou realizar quaisquer atividades nos primeiros dias de pós-operatório.
O ideal, na verdade, é que o paciente só retorne ao trabalho após 10 dias, aproximadamente, da realização deste procedimento.
Agora, se forem atividades extenuantes, o recomendado é que o paciente fique, pelo menos, 4 semanas sem fazê-las.
Não assoar o nariz
Não assoar o nariz também é uma orientação frequentemente dada aos pacientes que acabaram de realizar este procedimento.
Pode parecer uma recomendação aleatória, mas, na verdade, muitas pessoas acabam esquecendo que saíram há pouco de um procedimento cirúrgico nesta região.
Acredite: as dores podem ser bastante intensas, principalmente se assoar o nariz nos primeiros dias do pós-operatório, em que a área ainda tem muitos hematomas e inchaços.
Não dormir de bruços
Não dormir de bruços é uma excelente forma de prevenir quaisquer agravos na área em que a rinoplastia foi feita.
Isso porque, durante o sono, você não tem controle sobre o seu corpo. Logo, pode ser que você acabe ficando em uma posição que seja, de certo modo, inapropriada.
Assim, procure outras posições confortáveis para dormir, pelo menos nas primeiras semanas de pós-operatório.
Onde fazer minha rinoplastia?
Se você chegou até aqui, já conseguiu entender o que é a rinoplastia e para que serve, não é mesmo?
No entanto, é importante mencionar que, para ter resultados satisfatórios, o recomendado é procurar por um especialista, neste caso, um cirurgião especializado em face.
Afinal, somente ele pode indicar qual o melhor tratamento (aberto ou fechado) e as orientações necessárias para que as expectativas não fujam à realidade.
Diante disso, com anos de experiência em rinoplastia, o Doutor Gabriel Bijos vem desenvolvendo um primoroso trabalho com seus pacientes no que diz respeito à rinoplastia funcional, estética e reparadora.
Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprendeu mais profundamente sobre a rinoplastia, bem como suas características e funcionalidades.
Além disso, pode perceber a importância de contar com um profissional devidamente habilitado, como um otorrino especializado em faces, para que os resultados deste procedimento sejam satisfatórios.
E aí, gostou de aprender mais sobre rinoplastia para que serve? Então, acesse hoje mesmo o blog do Doutor Gabriel Bijos e não perca nenhum conteúdo relevante.