O médico ou médica especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à região da cabeça e pescoço é o otorrinolaringologista. Estes profissionais realizam processos de qualificação, denominados Residências, que os capacitem ao exercício da otorrinolaringologia.
Mas, como escolher um otorrino? Para respondermos esta pergunta devemos, em primeiro aspecto, compreender as características dessa especialidade médica, seus pressupostos e doenças comuns.
O Dr. Gabriel Bijos elaborou este artigo exclusivo abordando os preceitos e práticas da otorrinolaringologia em relação às atribuições médicas de diagnóstico e tratamento, de modo que você saiba como e quando escolher.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
O que é otorrinolaringologista?
Otorrinolaringologista é o médico ou médica cuja especialização permite diagnosticar e tratar doenças e condições relacionadas à cabeça e ao pescoço. Estes profissionais possuem, portanto, especialização em otorrinolaringologia.
Tendo em vista a subdivisão do conhecimento e prática médica em áreas de especialização, entres profissionais dominam a anatomia e fisiologia de partes específicas do corpo humano, especificamente:
· Boca, Faringe, laringe, traqueia, esôfago
· Orelha externa, média e interna
· Nariz, seios paranasais
· Face, órbitas, base do crânio e pescoço, couro cabeludo
Como especialidade médica, o otorrino realiza avaliações clínicas e procedimentos cirúrgicos com intuito de oferecer ao paciente recursos necessários à melhora do quadro de saúde.
É comum, nos consultório e clínicas que quadros fisiopatológicos como rinite, sinusite, polipose nasal, otites, amigdalite, faringite, dentre outras doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta sejam tratadas pelo otorrino.
Qual a formação do otorrinolaringologista
Após completarem o ciclo comum, um médico otorrino deve cumprir uma sequência de treinamentos e qualificações denominada especialização. No caso da otorrinolaringologia, o médico domina técnicas, conhecimentos e procedimentos específicos.
No Brasil, o médico otorrino deve possuir conhecimentos atualizados que abrangem a especificidade anatômica e fisiológica das regiões do pescoço e cabeça, a competência na realização de procedimentos cirúrgicos, assim como de exame físico e anamnese.
Por este aspecto, as Residências são organizadas em anos consecutivos de especialização e aprofundamento técnico-teórico do médico na área de sua escolha. Em alguns casos, o médico pode continuar seus estudos em subespecialidades alcançando, por vezes, seis anos de especialização.
Por este aspecto, um otorrinolaringologista é um profissional que se especializou em um segmento da medicina relacionado à cabeça e ao pescoço, tendo por objetivo o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem estas regiões.
Otorrinolaringologistas: quais problemas este especialista trata?
Como vimos nos tópicos anteriores, a otorrinolaringologia é uma especialidade médica cujo objetivo é o diagnóstico e tratamento de doenças variadas que acometem a região do pescoço e da cabeça.
Neste sentido, há na literatura médica um conjunto vasto de quadros, condições e doenças que demanda a intervenção atenta de um otorrino para o devido cuidado e processo de cura.
Confira a seguir algumas das doenças e problemas comumente tratados por estes profissionais.
Desvio do septo nasal
Na anatomia do nariz, a estrutura que divide as fossas nasais (narinas) é denominada de septo nasal, sendo constituída por osso, cartilagens e mucosas. Quando há qualquer tipo de irregularidade no perfil do septo nasal ocorre, portanto, um desvio.
Esse desvio pode estar associado a uma variedade de causas que abrangem desde as congênitas até doenças que afligem e acometem a região; como inflamações, infecções ou alergias.
Em casos de desvio acentuado com complicação no fluxo e passagem de ar, recomenda-se a intervenção cirúrgica corretiva. De modo que sintomas como cansaço, dor de cabeça, respiração pela boca, por exemplo, não apareçam e o paciente ganhe qualidade de vida.
Aproveite e saiba mais sobre a anatomia do nariz e sua relação com cirurgia de rinoplastia do dorso nasal.
Surdez
Os sons são ondas mecânicas, em diversas frequências, que são captados e convertidos em estímulos enviados ao cérebro que os processa, gerando a interpretação e percepção de suas variações e intensidade.
A captação e conversão do som em estímulo é realizada por um delicado e complexo sistema de canais. Quando ocorre alterações nesta região é comum que o paciente apresente queixas relacionadas à audição.
As causas da surdez são variadas, podendo ser decorrente de infecções, propensão genética ou, inclusive, relacionadas à formação do feto. Por isso, o diagnóstico correto é conduzido pelo otorrinolaringologista que investiga tanto histórico quanto exames de imagem.
Alergias
As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico de um indivíduo geneticamente sensível à ação de alguma substância (antígeno). Podem acometer e se manifestar em diversas porções e parte do corpo, como:
· Pele
· Olhos
· Nariz
· Vias respiratórias
No nariz, as alergias geram uma resposta inflamatória da mucosa decorrente da inalação de agentes como ácaros e poeira. Os sintomas mais comuns são espirros constantes, coriza, olhos avermelhados, coceira, narinas entupidas, dentre outros.
Paralisia facial
Quando ocorre a inflamação do nervo facial, gerando inchaço e consequente compressão, o paciente apresenta um quadro de paralisia dos músculos de um dos lados da face. Isto se dá devido à interrupção de envio de estímulos por meio do nervo e incapacidade de resposta dos músculos da face.
Os quadros de paralisia facial possuem como causa um conjunto de doenças decorrentes da ação de vírus ou bactérias, como exemplo a Epstein-Barr e Doença de Lyme. No entanto, o diagnóstico correto é conduzido a partir de exames clínicos, de imagem e de registro da atividade elétrica do nervo afetado, quando solicitados pelo médico.
O tratamento, do mesmo modo, é amplo e não há conduta terapêutica pré-definida e tabelada para esta condição, sendo empregadas estratégias medicamentosas, fisioterápica e fonoaudiológica na melhora do quadro de saúde do paciente.
Amidalite
As amígdalas são órgãos localizados ao fundo da garganta, integrantes do sistema de defesa do organismo humano contra agentes causadores de doenças e têm, portanto, a função de proteger contra o ingresso de micro-organismos pela boca.
Quando ocorre a inflamação desse órgão, causado pela ação de vírus ou bactérias, há então um quadro de amigdalite. Geralmente, os sintomas relacionados são:
· Dor de garganta
· Dificuldade para engolir
· Mau hálito
· Febre
· Inchaço dos gânglios do pescoço
O tratamento, indicado pelo otorrinolaringologista, dependerá da causa da amigdalite. Caso seja decorrente da ação de vírus ministrando-se anti-inflamatórios e analgésicos, ou por bactérias e antibióticos.
Quais são os procedimentos realizados?
Os procedimentos realizados pelo otorrino abarcam desde a prescrição de tratamento com uso de medicamentos até a intervenção cirúrgica quando recomendado e necessário. Como vimos, estes médicos apresentam especialização no diagnóstico e tratamento de doenças na região da cabeça e pescoço.
Vale indicar que, em determinados contextos e exigências, é necessário que a intervenção cirúrgica seja realizada por médico com especialização em Cirurgia Plástica da Face. Sobretudo aqueles procedimentos que demandam remodelamento ou correção de estruturas anatômicas da face.
Por isso, é comum observarmos a colaboração e interação entre profissionais de especialização diversas em cooperação no tratamento de algum caso pontual e específico. Outro cenário recorrente é a possibilidade de um otorrino também apresentar especialização adicional em cirurgia.
Ou seja, os procedimentos realizados são variáveis de acordo com o quadro de saúde diagnosticado e as estratégias de tratamento e cura analisadas e estabelecidas pelo médico ou médicas responsável.
Em caso de dúvidas, procure sempre a orientação de um profissional qualificado e com capacidade de diagnosticar e indicar o melhor tratamento, ou gerar o encaminhamento a outro profissional.
Quando procurar um otorrino?
A procura por um otorrinolaringologista dependerá, sobretudo, dos sintomas e queixas apresentadas pelo indivíduo. Quando relacionados à cabeça e ao pescoço, recomenda-se a procura por estes profissionais.
Outra possibilidade é o direcionamento específico ao otorrino, realizado em avaliação clínica e consequente encaminhamento ao profissional especializado na doença ou condição identificada.
De todo modo, caso esteja apresentando sintomas ou sinais relacionados à região do corpo tratada pelo otorrinolaringologista, entre em contato com um consultório ou clínica e realize, o quanto antes, o processo de avaliação diagnóstica e indicação de tratamento.
O Dr. Gabriel Bijos conta com uma equipe médica multidisciplinar que avalia de maneira integrativa os quadros de saúde diagnosticados e a necessidades de intervenção cirúrgica.
Conclusão
Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre otorrinolaringologia e suas características como especialidade médica. Vimos, ao longo do texto, quais as áreas do corpo que estes profissionais médicos tratam e quais as doenças mais comuns.
Vale ressaltar que todo e qualquer diagnóstico médico deve ser realizado por profissional qualificado e legalmente reconhecido para o exercício da medicina. Além deste aspecto, toda e qualquer prática de automedicação é contraindicada.
Por isso, procure um otorrinolaringologista ou uma clínica especializada com equipe multidisciplinar e de prática integrativa, de modo que o quadro de doença ou necessidade de intervenção cirúrgica seja realizada de maneira correta, assertiva e humana. Entre em contato com o Dr. Gabriel Bijos e agende uma consulta!