Estou criando este blog, gradativamente, assim, sempre terei novidades e novas informações. Caso você tenha algum comentário, dúvida ou sugestão ficarei feliz em escrever e postar aqui no blog. Assim, fico aguardando seu contato.
Quem é o otorrino pediatra?
O otorrino pediatra é o profissional médico que estudou por pelo menos 6 anos na faculdade de medicina, fez uma residência médica por mais 3 anos, em otorrinolaringologia, possui o título de especialista em otorrinolaringologia e então fez um especialização, seja ela considerada fellowship ou não, em otorrinopediatria. Em geral, participa ativamente dos cursos e congressos de otorrinolaringologia pediátrica, como os oferecidos pela IAPO (Interamerican Associationof Pediatric Otorhinolaryngology – HTTPS://www.iapo.org.br )
Onde encontro o otorrino pediatra?
O otorrino pediatra pode ser encontrado em inúmeros locais. Pode ser facilmente encontrado no consultório particular ou em consultório compartilhado. Em geral, trabalha associado a clínica de pediatria, uma vez, que nesta população de pequenos humaninhos, as informações muitas vezes são compartilhadas entre diversos especialistas médicos. Há, necessidade de um atendimento multidisciplinar, envolvendo terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e claro, outras especialidades pediatras.
O otorrino pediatra também pode ser encontrado nos grandes hospitais quando fazem atendimentos de urgência e emergência. Assim, quando o atendimento se faz de forma emergencial, como quando os pequenos colocam objetos no nariz ou no ouvido, muitas vezes precisamos fazer uma leve sedação para conseguir remover o corpo estranho sem traumatizar as crianças. Também se faz necessário o otorrino pediatra, em ambiente hospitalar, quando há alguma infecção ou afecção que demande resolução imediata, como em alguns casos de otites ou laringites. Pode ser necessária, em casos raros, a presença do otorrino pediatra no centro cirúrgico, no caso de nascimento de crianças com más formações genéticas.
Por fim, pode ser encontrado, claro, em ambiente acadêmico. Atualmente o número de otorrinos pediatras no Brasil tem crescido, uma vez que a demanda por este especialista também tem crescido.
Quando procurar o otorrino pediatra?
O otorrino pediatra deve ser procurado sempre que se suspeitar de qualquer patologia no nariz, ouvido e garganta das crianças ou adolescentes. Assim, sempre que houver febre, dor, incomodo, irritabilidade nessas regiões, o otorrino pediatra deve ser procurado. Ainda, as patologias na infância podem se apresentar de outras formas. Então, caso a criança tenha dificuldades em dormir, sono agitado, sudorese noturna, roncos, o otorrino pediatra também deve ser procurado. Caso as crianças apresentem com hiperatividade ou fiquem amuadinhas, também pode ser problemas otorrinolaringológicos.
Também se deve procurar o otorrinopediatra aquelas crianças que tenham más formações genéticas, ou que fiquem internadas por longos períodos em UTI pediátrica, uma vez que pode evoluir tardiamente com problemas auditivos, por exemplo.
Como observamos, há inúmeras possibilidades em que se faz necessária a visita ao médico otorrino pediatra. Se você ainda tiver alguma dúvida, quando à necessidade, me pergunte, faço questão de esclarecer as dúvidas, ainda assim, se ficar com receio, é melhor pecar por excesso e sempre procurar o atendimento médico especializado em otorrinolaringologia pediátrica.
Qual a doença mais tratada pelo Otorrino Pediatra? Quais as doenças tratadas pelos otorrinos pediatras?
É muito difícil definir apenas uma doença mais prevalente das crianças e adolescentes. Se pudermos definir uma para nariz, seriam as rinossinusites, para ouvidos, seriam as otites, para garganta, as faringoamigdalites. Separando então, cada área mais especificamente temos que o otorrino pediatra trata das seguintes patologias.
-Garganta:
- Respiração pela boca (síndrome do respirador bucal)
- Roncos e apeias
- Língua presa (freio lingual e freio labial curtos)
- Ruídos durante a respiração (laringomalácia)
- Infecções de garganta (infecções de garganta de repetição)
- Caseuns (halitose e mal cheiro na boca)
- Amigdalites e amígdalas grandes
- Faringites
- Laringites
- Crupe
- Disfonias (nódulos nas pregas vocais)
- Má formações
-Ouvido:
- Dores de ouvido
- Infecções de ouvido, as otites
- Otorreia, ou seja, ouvido vazando ou purgando
- Perfuração da membrana timpânica.
- Corpos estranhos no ouvido
- Colesteatoma
- Perda de audição e avaliação da audição no recém nascido
- Avaliação da audição na criança em idade escolar e adolescentes
- Surdez – no recém nascido ou após infecções
- Surdez súbita (perda da audição de repente)
- -Orelha
- Orelhas abducentes (orelha de abano)
- Microtia (orelhas mal formadas)
- Coloboma auris (pequeno furinho na frente da orelha)
– nariz
- Alergias
- Corpos estranhos no nariz
- Sangramento nasal
- Adenóide
- Desvio de septo
- Rinite
- Sinusite
- Nariz torto
- Entupimento nasal
- Voz anasalada
- Gripes e resfriados