Otorrino ou otorrinolaringologista: Quem é o médico otorrino? O que ele faz? Quando procurar?
Otorrino! Este é o nome deste artigo, esclarecerei todos as duvidas e questões relacionadas ao médico otorrino.
O Dr. Gabriel Bijos (eu mesmo) é médico otorrino em Salvador. Atende ainda em São Paulo e em São José dos Campos.
O médico otorrino é aquele que cuida das funções básicas do nosso organismo. Se a área de atuação do otorrino não existisse, não seria viável a vida humana. Nossa?!!!! É sério que é tão importante assim?
Sim, nós, médicos otorrinos trabalhamos com algumas das principais funções do nosso organismo, como respiração, deglutição, olfato, fala, equilíbrio e audição. Assim, tais áreas não são somente importantes para nossa saúde, mas como também para nosso bem estar.
Nos países de língua inglesa a otorrino é conhecida como ENT doctor, ENT physician ou apenas ENT, que significa E (ear), N (nose), T (throat), ou seja, mais fácil para as pessoas dessas línguas entenderem a função do otorrino.
Então vamos lá, qual o significado de otorrinolaringologista? O que é Otorrinolaringologista?
Otorrinolaringologista nada mais é o especialista médico de nariz, médico de ouvido (medico que cuida do ouvido) ou médico que cuida da garganta. Já a otorrinolaringologia é a especialidade médica nos estudos das doenças do ouvido, nariz e garganta (etiologia da palavra otorrinolaringologista). Muito similares as duas descrições, por conseguinte, resumidamente, temos que um é o especialista o outro é a área da especialidade. Atualmente tem crescido a área de atuação do otorrino, como nos casos de médico rinoplastia, cirurgia plástica da face, harmonização facial, médicos do sono, médico otorrino pediatra ou médico de tontura. (falarei mais sobre elas abaixo)
E otorrino, qual o significado de otorrino, o que é um otorrino?
O otorrino, nada mais é que o próprio otorrinolaringologista, entretanto, com um nome abreviado. Muitas pessoas tem dificuldade em pronunciar otorrinolaringologia ou otorrinolaringologista, outros ainda acham que se escrever com H, ou seja, hotorrino.
Enfim, segundo o dicionário, a palavra deriva do grego, sendo Oto, relativo a orelha; rino, relativo a nariz; laringo, relativo a garganta/laringe. Entretanto, nos últimos 50 anos a otorrino expandiu muito seus estudos e conhecimentos, desenvolvendo novas áreas de conhecimento. Atualmente atua loco regionalmente na cabeça e pescoço. Conforme já mencionei falarei mais sobre elas abaixo.
Ainda sobre o significado do otorrino, um texto que achei interessante é o do site dicio.com.br (um dicionário online)
Significado de Otorrino
substantivo masculino
[Popular] Médico que trata das doenças que atingem a orelha (ouvidos), o nariz e a laringe (garganta); otorrinolaringologista.
[Medicina] Médico especialista em otorrinolaringologia, na parte da medicina que se dedica ao estudo e ao tratamento das patologias da orelha (ouvidos), nariz e laringe (garganta).
adjetivo
Diz-se desse médico: médico otorrino.
Etimologia (origem da palavra otorrino). Forma reduzida de otorrinolaringologista.
Sinônimos de Otorrino
Otorrino é sinônimo de: otorrinolaringologista
Quais as áreas de atuação do otorrino?
Falando agora especificamente sobre as áreas de atuação do otorrino: Temos sete grandes áreas, entretanto, há subdivisões dessas áreas que nos levam a ter subespecialidades. Alguns otorrinos limitarão sua área de atuação de acordo com seus estudos. Apesar de ter estudado muito a respeito de rinoplastia e cirurgia plástica da face, eu especificamente não tenho uma área única de atuação, pois entendo que o paciente quando me procura, deseja um atendimento global com entendimento de todas as áreas de atuação do otorrino. Vejamos então quais são essas áreas de atuação do otorrino.
Nariz: (rinologia) o otorrino atua tanto no nariz quanto nos seios da face. A obstrução nasal é uma das queixas mais comuns no consultório médico, seja ela causada por medicamentos, ou ainda por desvios de septo ou sinusite. Podemos ainda ter alterações alérgicas no nariz, alterações no olfato ou deformidades estéticas.
Garganta: (laringologia) a garganta engloba diversas áreas de ligação entre o nariz e o esôfago. Nesta região que observamos os refluxos. A garganta é subdividida em outros subitens. Vejamos:
-Rinofaringe, região atrás do sininho da garganta; orofaringe, região próximo às amígdalas; hipofaringe, região um pouco mais abaixo da orofaringe, mas acima da laringe e do esôfago, e; a laringe, região da entrada da árvore respiratória.
Orelhas: as orelhas são enormes, pois elas se situam na região central da cabeça, quando olhamos no perfil, mas entram para dentro do crânio, com suas porções de orelhas médias e orelhas internas e praticamente encostam uma na outra, como nos desenhos infantis, dentro da cabeça, ficando apenas cerca de 5 cm uma da outra. As patologias são inúmeras, entre casos de inflamações e infecções, as otites, ou na função, como as surdez, tonturas, labirintites (aqui está a otoneurologia com o estudo das patologias labirínticas)
Cabeça e pescoço: na maioria das cidades brasileiras há uma distinção entre o cirurgião de cabeça e pescoço e o otorrino, entretanto, em algumas há apenas o otorrino, que acaba também atuando nesta área. Estão envolvidas na cabeça e pescoço, tumores, infecções cervicais, traumas, cânceres. Da mesma forma, há uma inter-relação com outras especialidades, como dermatologia ou odontologia (em especial o bucomaxilofacial ou a área da harmonização orofacial).
Alergia: tratamento das questões alérgicas, como tosse, rinite, coceira no nariz, coceira no ouvido.
Plástica facial – rinoplastia: como já descrevi, a minha preferida, envolve a harmonização facial, uso de botox (R), uso de ácido hialurônico, cirurgia plástica do nariz (rinoplastia), otoplastia (cirurgia da orelha de abano) entre outras.
Otorrino pediatra, ou otorrino pediatria: o médico otorrino pediatra tem sua formação voltada para os problemas que as crianças apresentam no seu desenvolvimento ou ainda no seu nascimento. Atende ainda todos aqueles problemas relacionados ao atraso de desenvolvimento.
Sono, roncos e apnéia: os médicos do sono são os otorrinos que estudam mais profundamente o assunto. Gosto de descrever que o ronco, por si só, se trata de um problema estético, ou seja, não causa mal ao próprio paciente, entretanto, quando associado à apnéia, passa a ser um problema grave que deve ser tratado da melhor maneira possível.
Se você perceber que precisa de atendimento em alguma dessas áreas que descrevi acima, lembre-se que eu possuo uma clínica de otorrinolaringologista em Salvador, uma em São Paulo e uma clínica de otorrino em São José dos Campos (clínica opus)
Mas e aí? O otorrinolaringologista faz o que? Ou a otorrinolaringologia faz o que? Ou o otorrino o que faz? Quais as condições mais comuns tratadas por otorrinolaringologistas?
O otorrino é o médico que trata uma ampla gama de condições, entre outras descritas no item subespecialidades observamos que o otorrino entende de aspectos clínicos, utiliza métodos cirúrgicos e métodos médicos clínicos para prevenir ou ainda tratar e solucionar doenças, deformidades, distúrbios, lesões, neoplasias no sistema respiratório superior (vias aéreas superiores), rosto, mandíbulas, ouvidos.
Quando procurar um especialista otorrino? Quando consultar um otorrinolaringologista? Quais são as principais doenças tratas pelo otorrinolaringologista?
A lista a seguir é um compendio das patologias, sinais e sintomas, mais comumente tratadas pelos otorrinolaringologistas, nas clínicas de otorrinolaringologia e por mim, otorrinos em Salvador:
O otorrino cuida de quais doenças?
- Alterações das pregas vocais
- Alterações na audição
- Adenoide
- Alterações nas pregas vocais
- Amigdalite
- Apnéia do sono
- Congestão nasal
- Desvio de septo
- Distúrbios do sono (apnéia)
- Distúrbios da voz
- Dificuldade auditiva / surdez
- Dor de cabeça (cefaléia)
- Dor na Face
- Dor de garganta ou dor para engolir
- Dor no ouvido (otalgia)
- Dor nos seios nasais
- Surdez
- Distúrbios da deglutição ou transtorno de deglutição
- Labirintite (distúrbios do equilíbrio)
- Faringite
- Mal formação do canal auditivo
- Obstrução nasal
- Otites
- Otite serosa
- Otite aguda
- Otite exeterna
- Paralisia facial
- Pálpebras caídas
- Perda Auditiva, diminuição da capacidade de ouvir, dificuldade de entender a fala
- Perfuração da mebrana do tímpano
- Pólipos nasais
- Problemas nas vias aéreas
- Sangramento nasal (epistaxe)
- Secreção nasal
- Rinite
- Roncos e apnéia
- Rouquidão (disfonia)
- Sangramento nasal (epistaxe)
- Sangramento auditivo (otorragia)
- Secreção nasal
- Secreção no ouvido (otorréia)
- Sinusite aguda
- Sinusite crônica
- Tontura e vertigem
- Zumbido ou tinnitus
Falando especificamente de algumas doenças observamos que as doenças mais tratadas pelo otorrino são aquelas localizadas na cabeça e no pescoço. Assim, temos obstrução nasal, secreção no nariz, dificuldades auditivas, como zumbido, surdez, inflamações e dores na região do nariz ou dor no ouvido, dor na cabeça, sangramentos nasais, ou sangramentos nos ouvidos. Ainda, roncos, apnéias, deformidades nasais, orelhas de abano, otites (que é a inflamação ou infecção de ouvido), rinite e sinusite (que é a inflamação dos seios da face ou infecção deles), distúrbios vestibulares (tonturas e vertigens, ou ainda zumbidos, dores de garganta (amidgalites, faringites) entre outras.
Sempre que você identificar algum desses sintomas acima, é importante procurar o melhor otorrino em sua localidade. Se você mora na Bahia ou mora em Salvador, procure o Dr. Gabriel Bijos, otorrino em Salvador. Assim, é possível que eu te avalie e te de o melhor diagnóstico para o seu problema.
Como é a especialidade do médico otorrino?
Quando pensamos nas diversas especialidades médicas e observamos cada uma delas isoladamente, observamos que a otorrino é uma das especialidades mais completas que existe. As técnicas que o otorrino utiliza são próprias da especialidade, assim como os tratamentos e exames realizados.
Uma vez identificado o problema, o próprio otorrino se torna o cirurgião. Assim, a cirurgia das amígdalas (ou cirurgia de amígdalas), cirurgia adenóide ou adenoamigdalectomia é realizada por ele mesmo. Bem como outras, como a cirurgia de septo (ou cirurgia de desvio de septo), cirurgia de ouvidos, cirurgia dos seios da face (sinusite) também é o otorrino que realiza.
Quais as qualificações dos otorrinolaringologistas?
Tanto o otorrino em Salvador, como o otorrino no restante do Brasil deve ter as seguintes qualificações. Ser médico, ou seja, ter realizado uma faculdade de no mínino 6 anos, como a que fiz, na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Realizar um programa de residência médica (como a que realizei no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo). Nesta residência médica ter trabalhado com serviço de emergência otorrinolaringologista, atendido casos de emergência em otorrino, pode ter trabalhado também em clinicas de otorrino ou hospital de otorrino (hotorrino).
Tem em sua formação, a área cirúrgica em otorrino e clínica otorrino. Sabendo portanto, os detalhes da especialidade.
Após a formação, pode optar por realizar um curso de 1 ou 2 anos a mais, na subárea de conhecimento que descrevi acima. No meu caso, optei por continuar estudando e fiz a cirurgia plástica da face, com foco em rinoplastia.
Quais os procedimentos comuns realizados pelo otorrino?
Além da clínica de otorrinolaringologia, o médico otorrino também realiza a área cirúrgica da otorrino. As cirurgias realizadas pelo otorrino são as mais variáveis, de acordo com as condições que ele encontra no seu ambiente de trabalho. Variam de acordo com a formação, complexidade e experiência de cada um.
A lista abaixo demonstra alguns dos procedimentos comumente realizados pelos otorrinos e por mim, otorrino em Salvador, além de outras, que descrevo em páginas específicas.
- Blefaroplastia
- Cirurgia endoscópica dos seis nasais
- Excisão e biópsia
- Cirurgia plástica facial
- Colocação do tubo ventilação
- Rinoplastia
- Septoplastia
- Cirurgia para ronco ou apneia obstrutiva do sono (OSA)
- Adenoamigdalectomia
- Timpanoplastia