Início » Entendendo-a-Alectomia

Alectomia






Quando que temos um nariz fino suficiente?

Neste post falarei sobre a cirurgia plástica da face denominada alectomia. Você conhece a cirurgia, sabe como é feitaquanto tempo dura e quais os resultados esperados?

Vamos lá!

O que é alectomia?

A alectomia é a cirurgia das asas nasais, as estruturas laterais do nariz que circulam as narinas. Elas são compostas de pele, tecido subcutâneo, gordura, tecido conectivo e mucosa.

Originalmente esse era um passo da cirurgia de rinoplastia. Entretanto, como o Brasil é um país de extrema miscigenação, com o passar do tempo e com a evolução natural das cirurgias estéticas e rinoplastias observou-se que em muitos casos havia indicação de se manipular apenas as asas nasais cirurgicamente para obter mais proporção facial.

Muitas vezes os pacientes procuram o otorrino ou o cirurgião plástico da face para corrigir o nariz com queixas nas abas nasais, sejam elas muito largas, ou crescem muito ao sorrir.

Assim, hoje consideramos esta uma cirurgia plástica no nariz de baixa complexidade, com baixos índices de complicações. Entretanto, seus riscos existem. Por isso, deve ser realizada com o melhor cirurgião plástico de face ou o melhor otorrino que você tenha acesso, pois a rinoplastia pode e é melhor em alguns casos, como no nariz de batata.

Quais as indicações da alectomia?

O nariz deve estar contido entre duas linhas imaginárias que passam pelo canto interno de cada um dos olhos, perpendicular ao solo. Estas linhas são denominadas linhas intercantais. As asas do nariz devem estar junto a esta linha ou no máximo a 1-2 mm de sua localização. 

Assim, basta se olhar no espelho e fazer uma autoanálise. Caso seu nariz esteja fora destas linhas, provavelmente é considerado largo ou com uma base alar larga. Neste caso, a alectomia no nariz pode resolver seu problema.

A alectomia nasal tem indicações cirúrgicas muito precisas. A cirurgia das asas nasais, ou, das abas nasais, é mais comumente realizada como último passo da rinoplastia, já que se trata de um refinamento da cirurgia.

Quando o paciente tem a deformidade de asas largas, asas grandes ou asas abertas ao sorriso e já está realizando a rinoplastia para correção de outros pontos do nariz, o procedimento é indicada. 

Quando não há a necessidade de realizar uma rinoplastia, neste caso, já temos um nariz com base nasal dentro dos padrões estéticos, dorso nasal reto ou dorso nasal curvo, ponta nasal adequada para toda estrutura nasal. Apenas a base alar é grande, ou asa nasal larga, ou ainda, quando o paciente sorri, a asa nasal fica grande.

Como é feita a cirurgia de alectomia? Anestesia local vs. anestesia geral?

É essencial uma avaliação prévia de números e medidas do nariz, obedecer às proporções faciais, os terços faciais, principalmente os quintos faciais.

A cicatriz da cirurgia fica na curvatura do nariz, em uma região em que permanece camuflada pela própria curvatura. Assim, praticamente imperceptível. A cirurgia também é uma cirurgia rápida, normalmente, duração de 30 minutos.

Após a avaliação, junto da programação cirúrgica, temos dois casos:

• Cirurgia feita na rinoplastia: procedimento é um passo da cirurgia de rinoplastia;
• Cirurgia feita sem a rinoplastia: realizada em ambiente de consultório com anestesia local, pode ou não ser utilizada a sedação superficial no paciente.

Caso a opção da cirurgia seja por realizar uma rinoplastia ultrassônica (piezoelétrica) esta é realizada pelo acesso aberto total (full open), ou seja, além da incisão na columela, devemos realizar incisões nas asas nasais no começo da cirurgia. No fim, antes de suturar, se resseca o excesso de asa.

A cirurgia fora da rinoplastia pode ser realizada com anestesia local em ambiente de consultório do otorrino, desde que habilitado pela vigilância sanitária ou centro cirúrgico.

A anestesia local pode ser realizada tanto por infiltração anestésica apenas no local das incisões nas abas nasais, como também pode ser realizado o bloqueio anestésico junto aos forames de saída dos nervos faciais sensitivos.

Após a cirurgia ser realizada, nos casos de utilizar apenas a anestesia local, o paciente pode ir embora para casa, pois não há necessidade de permanecer internado no hospital. Caso seja utilizado algum tipo de sedação, ele não deve deixar o hospital sozinho.

Quais os riscos e complicações das alectomias?

Toda cirurgia riscos para o paciente, alguns são inerentes ao procedimento anestésico, outros relacionados à cirurgia em si.

Na cirurgia, o principal risco é o excesso de ressecção. Caso ocorra, em virtude de uma má programação cirúrgica, temos um nariz muito fechado, assim haverá dificuldade em respirar. Neste caso, pouco pode ser feito, por isso tenha muito cuidado e procure sempre o melhor otorrino ou o melhor cirurgião de sua cidade.

Outro risco é a assimetria, caso a programação cirúrgica seja mal feita ou ainda caso ocorra ressecção maior de um lado da asa do que do outro lado. Neste caso, não há grandes complicações, já que pode ser realizado novo procedimento de modo a corrigir tal deformidade.

O risco relacionado ao procedimento estético é de infecção local, onde deve-se utilizar antibióticos após a cirurgia. A complicação deste é caso a infecção se estenda para as cartilagens nasais próximas às asas nasais.

Como é a recuperação?

A recuperação é super tranquila. Praticamente não há edemas locais, não há dor e o incomodo é discreto. Medicações analgésicas e anti-inflamatórias simples podem ser usadas para dar mais conforto ao paciente.

É interessante o uso de medicações antibióticas em virtude da solução de continuidade que se faz na cirurgia. Assim, um dos grandes riscos é a infecção subjacente até as cartilagens nasais, portanto, sempre deixo prescrito antibiótico para esta cirurgia.

Há inúmeros pontos externos na pele, ao final da cirurgia, estes, em geral, feitos com fio de nylon, bem fininho, menor que um fio de cabelo. Costumo fazer a retirada dos pontos após cinco dias, resultando com isto uma cicatriz cirúrgica mais adequada para a região alar, no qual fica praticamente imperceptível.

Durante os três primeiros meses após a cirurgia, deve-se evitar a exposição solar prolongada e utilizar protetor solar. Caso as recomendações não sejam obedecidas estas orientações, pode haver escurecimento das cicatrizes.

Quanto custa a cirurgia?

O custo de uma cirurgia é bem menor que de uma cirurgia de rinoplastia ou de cirurgias plásticas corporais. O simples fato da cirurgia poder ser realizada com anestesia local, sem sedação, deixa este tipo de cirurgia com um custo menor

O valor do hospital costuma ser em torno de um quarto do valor de uma cirurgia com anestesia geral. Não há necessidade de equipe de anestésica, podendo esta ser realizada pelo próprio cirurgião.

Qual a diferença entre alectomia e rinoplastia?

Essas são duas cirurgias plásticas realizadas no nariz, mas que possuem suas diferenças.   Procedimentos estéticos feitos nesta região são penais buscados em todo o mundo, tanto para melhorar a aparência do nariz, como para corrigir deformidades congênitas ou problemas respiratórios, por exemplo. 

O fato é que o nariz, por estar no centro do rosto, pode ser para muitas pessoas um motivo de desconforto e insegurança, que afeta a autoestima. Desta forma, ambos os procedimentos auxiliam para corrigir questões estéticas e de saúde, que irão proporcionar um nariz harmonioso em relação a outras características faciais. 

A diferença entre as duas cirurgias é que, a alectomia realiza o procedimento apenas na área nas asas nasais, sendo menos invasiva, pois envolve a manipulação da asa nasal na lateral do nariz, enquanto a rinoplastia manipula todo o nariz. 

Para alterar o tamanho de todo o nariz, a rino poderá remover, adicionar ou remodelar o osso, a cartilagem e o tecido mole, incluindo as asas nasais.  

Por isso, um procedimento pode fazer parte da outra como podem ser feitas de forma independente. Tanto um paciente pode receber a indicação de realizar apenas a redução das asas nasais, como pode ser recomendado realizar a rinoplastia com ou sem essa especificação de manipulação nessa região.

Em quanto tempo vemos o resultado da alectomia?

O resultado da alectomia no antes e depois é, em partes, visto após a cirurgia, pois o procedimento já altera visivelmente o tamanho da asa nasal. Contudo, assim como todo tipo de cirurgia, o resultado final depende da recuperação completa, que pode levar de 3 a 6 meses, podendo variar até 1 ano em alguns casos. 

O processo de recuperação e espera para o resultado completo envolve a recuperação do tecido, cicatrização dos pontos e o desinchar do rosto e da pele. Vale a pena ter paciência!

O processo de recuperação é geralmente mais rápido do que o da rinoplastia, por a cirurgia ser menos invasiva. Porém, é indispensável seguir as orientações do médico para garantir uma cicatrização e recuperação rápida e segura.

Como escolher um profissional para realizar a alectomia?

Com o Dr. Gabriel Bijos você conta com credibilidade, excelentes condições técnicas com tecnologia médica qualificada para garantir a segurança dos paciente durante o procedimento.

Por esses motivos, aqui você encontra a melhor custo-benefício, além de toda segurança e experiências desejadas.

Quem devo procurar para realizar uma alectomia?

O otorrinolaringologista é a resposta. O Dr. Gabriel Bijos é médico otorrino em Salvador, São José dos Campos e São Paulo, na clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos – Otorrino e Rinoplastia.

Caso precise de atendimento de urgência, procure otorrino Salvador (clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos), um pronto atendimento otorrino em São José dos Campos ou procure um pronto-socorro mais próximo.

Tem alguma dúvida, precisa de mais algum esclarecimento?

Me escreva, faço questão em responder todos os questionamentos que me são feitos, assim, o blog do otorrino fica mais completo e posso ajudar um número maior de pessoas nas diversas localidades do Brasil.

Entendendo-a-Alectomia

Neste sessão responderei algumas das principais dúvidas que recebi. Tem alguma ainda? Pode me escrever que eu te respondo.

Perguntas do Blog:

Bom dia! Gostaria de saber o valor da alectomia, o que é preciso para realizar a cirurgia?

Bom dia, Maria Vitória, o valor da alectomia é bastante variável, depende de uma avaliação prévia.

Então, quanto custa uma alectomia em Salvador?

preço médio em Salvador pra 2021 varia entre R$900,00 a R$8500,00. Sendo a média de R$6000,00.

Em geral, o custo da alectomia pode ser dividido em dois fatores.

Primeiro, o local em que será realizado o procedimento. Se for realizado em ambiente hospitalar, varia entre R$1500,00 e R$2500,00. Caso o procedimento seja realizado em ambiente de consultório médico, o valor varia entre R$400,00 e R$1000,00. Esses são os custos hospitalares.

Segundo, o profissional que realizará o procedimento, se é médico ou dentista. Já vi profissionais cobrando valores que variam entre R$500,00 e R$1000,00, em geral, são profissionais em treinamento, não tem muita prática. Outros, já cobram valores maiores, variando entre R$2500,00 e R$7000,00, estes são profissionais bem-conceituados e com clínicas reconhecidas.

Esses valores são para quando não realizamos a cirurgia associada a rinoplastia, pois os custos, no caso das duas cirurgias, são outros.

O que é preciso para realizar a cirurgia de alectomia?

Uma avaliação médica é essencial. É preciso ter a indicação médica, ou seja, os benefícios têm que ser maiores que os riscos. Uma avaliação das proporções faciais é essencial para uma boa cirurgia.

Soma-se a necessidade de exames específicos para cada paciente, conforme as comorbidades e idade.

Para narizes muito largos é mais interessante a cirurgia ou esse procedimento bem seguro? Falo de custo benefício.

Oi Priscila, tudo bem. O procedimento pode ser indicado, sim, em narizes largos. Acontece, que se a ponta do nariz for muito larga o nariz tente a ficar quadrado, aí fica feio. A rinoplastia pode e é melhor no nariz de batata.

Em relação ao custo, hoje a cirurgia da base alar, ela custa cerca de 1/3 a 1/4 do valor de uma rinoplastia.

Ou seja, o essencial, antes de mais nada, é uma avaliação adequada do tipo do nariz para o resultado ficar o mais esteticamente bonito possível.

Quanto custa uma alectomia?

 Magno, a média de preço é de R$6000,00 para fazer esta cirurgia. O valor pode variar de médico para médico e de cidade para cidade.

O biomedico junto com anestesista pode fazer esse procedimento ?

Danila, não, o biomédico não pode realizar cirurgias. Pode realizar procedimentos com agulhas, mas não cirúrgicos.

Olá. Gostaria de quando possível agendar consulta de avaliação para Alectomia. Pode antecipar uma média de valor?Grata

Marla, para agendamentos me mande uma mensagem no WhatsApp, o número está abaixo, na faixa azul. Em relação aos valores, conforme descrito na primeira pergunta, a média é de R$4000,00 para fazer uma cirurgia como essa. O valor pode variar de médico para médico e de cidade para cidade

Queria saber. Quanto tempo posso voltar a fazer atividade físicas após a alectomia, porque sou atleta de alto rendimento.

Paulo, Depende muito da sua cicatrização. Em geral, após uma semana já estaria liberado, mas em alguns casos, pedimos para evitar atividades físicas após a cirurgia, por 15 dias.

Olá Doutor. Há o risco de a cicatriz ficar hipertrófica ou com quelóide? Se sim. Qual pomada seria indicada? Muito obrigada.

Denise, a face é uma região com pouca chance de quelóide, pode em alguns raros casos apresentar uma cicatriz hipertrófica, que parece quelóide. Quanto a qual pomada seria indicada, depende de cada caso, a avaliação presencial se faz necessária nesses casos.

Gostaria de marcar uma avaliação para alectomia nasal…gostei muito da postagem

Joseni, obrigado pelo elogio. Por favor, me escreva pelo WhatsApp que eu agendo para você. 12.981.320.360

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Dr. Gabriel Bijos em ação
Abrir o Whatsapp
Olá, vamos rinar!!! Clique aqui para abrir o whatsapp e conversar com uma de nossas secretárias.