O dorso nasal, na anatomia do nariz, é a estrutura que se inicia na porção próxima aos olhos (raiz) e estende-se até a ponta, ou ápice. Tendo em vistas as características genéticas e fenotípicas do paciente, pode apresentar um perfil alto, baixo ou torto.
A cirurgia que permite o remodelamento e correção do dorso do nariz é a rinoplastia: um procedimento realizado exclusivamente por cirurgião plástico da face.
Neste artigo exclusivo, o Dr. Gabriel Bijos explica qual a estrutura anatômica do dorso, quais os perfis mais comuns entre a população, qual o procedimento adequado para a correção e como se preparar para a cirurgia.
Continue no artigo e saiba tudo!
O que é o dorso nasal?
O dorso nasal é o nome dado à porção do nariz que se inicia na raiz (parte próxima aos olhos, nasion) estendendo-se até a ponta (ápice), representando a região mais externa. Sua anatomia é composta por osso e cartilagem hialina.
Vale ressaltar que a estrutura do nariz é complexa e, de certo modo, delicada. Sendo composta, em seu esqueleto externo, por:
· Ossos nasais
· Processos frontais das maxilas
· Parte nasal do frontal e sua espinha nasal
· Cartilagens nasais laterais
· Cartilagens alares maiores
· Cartilagem do septo
Por isso, dado questões congênitas e traços fenotípicos, o resultado final da organização destas estruturas pode apresentar um perfil mais ou menos avantajado. Com dorso mais acentuado, ou não.
Isto significa que cada nariz representa uma marca individual e única. No entanto, é recorrente o desejo em se alterar o perfil do dorso com objetivo de melhora na autoestima, bem-estar ou correções cirúrgicas recomendadas.
Nestes momentos, a rinosseptoplastia é indicada como procedimento de reestruturação e remodelamento da anatomia do dorso do nariz. Possibilitando ao indivíduo uma melhora na qualidade de vida e auto percepção.
Mas, existe um tipo ideal? Um referencial estético-anatômico que deve ser seguido e reproduzido?
Existe um tipo ideal de dorso nasal?
A resposta pode parecer categórica, mas a idealização de uma anatomia específica não é indicada. Isto devido ao princípio de remodelamento do nariz como uma cirurgia de reestruturação harmônica e em contexto. Ou seja, as possibilidades em relação aos objetivos.
Isso significa que um cirurgião plástico da face analisará alguns aspectos fundamentais. Por exemplo, a estrutura do nariz do paciente, os casos bem-sucedidos e os procedimentos descritos na literatura médica, assim como os desejos e anseios estéticos.
Nesta balança, um cirurgião com expertise e qualificação será capaz de avaliar a melhor estratégia de intervenção em relação ao resultado e projeção de expectativas estéticas do paciente.
Dorso nasal: qual a relação com a rinoplastia?
A rinoplastia é o procedimento cirúrgico que possibilita a alteração do perfil do dorso do nariz de um indivíduo, a partir de intervenções precisas e com objetivo de remodelamento das estruturas anatômicas.
A rinoplastia, portanto, deve ser realizada exclusivamente por um cirurgião plástico da face com experiência e conhecimento profundo no funcionamento e estrutura da face, sobretudo, do nariz.
Aproveite e leia também o conteúdo exclusivo do Dr. Gabriel Bijos sobre tipos de rinoplastia.
Quando a alteração no dorso nasal é necessária?
Em situações convencionais, a literatura médica não apresenta restrições para o procedimento de rinoplastia do dorso do nariz externo. Salvo quadros de saúde pontuais e correlatos a alguma condição médica que o paciente venha a apresentar.
Desse modo, a alteração é amplamente indicada como procedimento de remodelamento, sendo realizada cotidiana e constantemente por inúmeros cirurgiões. Este cenário sublinha um aspecto fundamental: a assertividade e segurança do procedimento.
A rinoplastia, portanto, pode ser aplicada no remodelamento de três perfis convencionais de dorso do nariz: alto, baixo ou torto.
Dorso nasal alto
O dorso do nariz alta se caracteriza por uma protuberância óssea, vista comumente de perfil, que implica numa elevação no desenho anatômico do nariz. Pode ser facilmente remodelado por procedimento de rinoplastia conduzido por cirurgião plástico da face.
O cirurgião pode realizar:
· Osteotomias
· Lixamento
· Enxertos
Dorso nasal baixo
Diferentemente do perfil alto, o baixo é caracterizado como um rebaixamento anatômico do dorso muito comum em pessoas com fenótipo asiático. Nestes casos, o procedimento de rinoplastia parte de enxertos, alterações nas asas nasais e elevação do dorso.
O cirurgião pode realizar:
· Enxertos
· Alterações nas asas nasais
Dorso nasal torto
Já no perfil torto, o dorso não apresenta um aspecto retilíneo em seu desenvolvimento desde a raiz até a ponta do nariz. Por inúmeras situações, o paciente apresenta um desenho não linear do dorso e, desse modo, demanda o remodelamento por rinoplastia.
O cirurgião pode realizar:
· Osteotomias
· Lixamento
· Enxertos
· Suturas
Como a rinoplastia corrige o problema do dorso nasal?
Sim! Independente do perfil apresentado pelo paciente, a partir do procedimento de rinoplastia o cirurgião plástico da face é capaz de corrigir e remodelar o desenho geral do dorso do nariz.
De fato, a cirurgia recomendada para casos de perfil alto, baixo ou torto é a rinosseptoplastia, contando com casos mapeados em literatura médica e casos clínicos de experiência do cirurgião e equipe responsável.
Como funciona a cirurgia para correção do dorso nasal?
Como vimos, a correção e remodelamento são realizadas por meio da rinoplastia. Este procedimento cirúrgico apresenta, de modo amplo, duas possibilidades técnicas: a rinoplastia aberta e a fechada.
Na rinoplastia aberta, o cirurgião remodela o dorso do nariz e demais estruturas necessárias a partir de uma incisão intracartilaginosa bilateral, realizando a posterior dissecção das estruturas anatômicas.
Já a partir da técnica aberta, o procedimento é realizado por meio de incisão transcolumelar e incisão infracartilaginosa, o que permite a exposição da anatomia osteocartilagínea do nariz.
A escolha do procedimento recomendado e com maior índice de resultados assertivos dependerá da avaliação do cirurgião plástico da face, levando-se em consideração exames de imagem e/ou laboratoriais indicados.
Por ser um procedimento cirúrgico, a rinoplastia demanda cuidados pré e pós-operatórios. Segui-los de maneira adequada é fundamental para uma boa recuperação e garantia dos resultados.
Quais são os cuidados pré-operatórios?
Durante o período pré-operatório o cirurgião responsável realizará o encaminhamento do paciente a clínicas de exames de imagem e laboratórios.
Esta primeira etapa é fundamental, de modo que o médico recomende as devidas ações tendo em vista o quadro de saúde identificado.
De todo modo, algumas recomendações são convencionais:
· Evitar o consumo de bebida alcóolica
· Manter uma rotina saudável e sem excessos
· Alimentar-se de maneira saudável e balanceada
Quais cuidados devo tomar no pós-operatório?
Após a realização da rinoplastia, o cirurgião responsável indicará ao paciente todas as recomendações necessárias para a melhor recuperação e garantia dos resultados. Dentre estas indicações, pode constar:
· entre a 1a e a 4a semana, dormir sem apoiar a face no travesseiro (barriga para cima)
· alimentação balanceada, natural e de alimentos não muito duros
· proteção da região contra a incidência de luz do sol
· hidratação e ingestão de quantidades saudáveis de água
Qual o tempo de recuperação da rinoplastia para correção de dorso nasal?
O período convencional de recuperação após o procedimento pode se estender de 7 a 15 dias. No entanto, dependerá do comportamento do paciente em relação às recomendações do cirurgião, assim como do quadro de saúde apresentado.
Isso devido à premissa de que cada organismo responderá de uma maneira singular e, desse modo, o período pode prolongar ou se reduzir a depender das condições de saúde e histórico do paciente.
De todo modo, espera-se uma recuperação satisfatória no intervalo de 7 a 15 dias após a cirurgia. Por isso, é recomendado também que se realize o acompanhamento com o cirurgião ou sua equipe médica ao longo desse período.
Aproveite e leia também as recomendações do Dr. Gabriel Bijos para a devida recuperação da rinoplastia e saiba quais cuidados você deve tomar.
Quando os resultados da cirurgia serão visíveis?
Assim como o prazo de recuperação pós-operatório pode ser prolongado ou reduzido devido às condições e histórico de saúde do paciente, os resultados definitivos também são relacionados à resposta de cada organismo.
Em todos os casos, por ser uma cirurgia de remodelamento anatômico, os resultados definitivos são percebidos em um intervalo maior de tempo: convencionalmente, em 12 meses após todo o procedimento.
Isto não implica, no entanto, que passado o período pós-operatório e seguidas as recomendações, os primeiros sinais já se tornem visíveis. Sobretudo, com a redução de inchaços locais.
O Dr. Gabriel Bijos é médico cirurgião da face especializado em rinosseptoplastia, membro da International Federation of Face Plastic Surgery Societies e conta com uma equipe médica auxiliar altamente qualificada, promovendo bem-estar a aumento da autoestima de inúmeros pacientes.
Conclusão
Neste artigo entendemos que o dorso nasal é uma das estruturas anatômicas do nariz externo, representando a parte do órgão que se inicia na raiz (porção próxima aos olhos), finalizando na ponta ou ápice.
Por meio do procedimento de rinoplastia, o cirurgião plástico da face realiza o remodelamento desta porção do nariz, que pode apresentar um perfil alto, baixo ou torto.
O Dr. Gabriel Bijos, especializado em rinoplastia e remodelamento do dorso nasal, possibilita aos seus pacientes o melhoramento na qualidade de vida, bem-estar, conforto e aumento da autoestima a partir de procedimentos seguros e assertivos em cirurgia plástica da face.
Entre em contato com o time de atendimento do Dr. Gabriel Bijos e agende uma consulta!