O que é rinomodelação?
A rinomodelação (no meu caso rinomodelação em Salvador) é um procedimento estético, não cirúrgico. Ela tem por objetivo a remodelação do nariz. Para remodelar utilizamos fios, absorvíveis ou não absorvíveis e ácido hialurônico para atingir o objetivo proposto. Em alguns casos realizamos a aplicação de botox em alguns músculos do nariz. Temos o objetivo de paralisar os músculos que causem incomodo ao paciente, como por exemplo, o depressor do septo ou ainda e elevador do lábio superior, para o tratamento do sorriso gengival. Os procedimentos cirúrgicos abordo em outra página.
Quais os tipos de rinomodelação?
Existem três tipos de rinomodelação. Esses tipos são separados didaticamente de acordo com o procedimento indicado e realizado.
- Nível 1: quando é utilizado apenas medicações para a remodelação nasal, seja o uso do ácido hialurônico ou o uso de botox (toxina botulínica).
- Nível 2: quando é utilizado além do ácido hialurônico e do botox, utilizamos fios nasais absorvíveis ou não absorvíveis para atingir o objetivo proposto.
- Nível 3: quando além do uso da medicação, ácido hialurônico, botox e fios, também realizamos pequenas incisões nas asas nasais e realizamos a alectomia.
Quando fazer a rinomodelação?
A rinomodelação é indicada para alguns pacientes que não desejam a correção cirúrgica do nariz, mas querem melhorar a aparência dele. Assim, em alguns casos é possível realizar o que se chama hoje de rinoplastia sem cirurgia ou a rinomodelação. É importante saber que não são todas as pessoas que podem ser submetidas à rinomodelação. Existem tipos de narizes que somente com cirurgia é possível a correção estética. Portanto, faça uma avaliação com profissional experiente que possa te dizer se é possível realizar a rinomodelação ou somente a rinoplastia.
Quais são os riscos da rinomodelação?
Os riscos mais comuns da rinomodelação são os inerentes ao procedimento, vejamos:
- Assimetrias: o nariz é uma estrutura única situada em posição central da face. Ainda assim, há casos que podem ocorrer assimetrias caso o ácido hialurônico fique mais para um lado do que do outro.
- Eritema: pode haver um vermelhidão ao redor da região aplicada, este risco da rinomodelação é considerado menor, uma vez que quase sempre observamos sua ocorrência.
- Edema: muito comum, haver um inchaço ao redor da região aplicada e manipulada. Esse inchaço ocorre em virtude do trauma causado pela cânula de aplicação e pelo ácido hialurônico em si.
- Hematoma: sempre que realizamos uma aplicação de qualquer medicação existe o risco de haver um trauma vascular e com isso extravasamento de sangue para pele, para fora dos vasos sanguíneos, assim, pode haver a formação de roxos pela pele, ou seja, hematomas.
- Falta de senso estético: em minha opinião esta é uma das complicações da rinomodelação evitáveis quando realizado uma avaliação adequada da forma e da expectativa dos pacientes. Lembrem-se, não são todos os narizes que podemos fazer a rinomodelação.
- Necrose: este é o maior risco da rinomodelação. Os vasos sanguíneos são terminais no nosso nariz. Assim, caso ocorra a oclusão de algum vaso, pode haver necrose. Entretanto, este risco é pequeno, utilizamos apenas cânulas e não agulhas, para realizar a rinomodelação. Ainda assim, caso ocorra algum problema, é possível realizar tratamentos que revertem o quadro.
- Cegueira: este o risco mais temido da rinomodelação. É extremamente raro observarmos a ocorrência de cegueira, entretanto temos que ter ciência de que pode ocorrer. A cegueira ocorre por aplicação de ácido hialurônico dentro de vasos sanguíneos e por refluxo retrógrado chega até a artéria oftálmica. Como o uso de cânulas, este risco reduziu muito.
Qual a sensação da rinomodelação?
Após a rinomodelação haverá um inchaço local. Este inchaço, que ocorre nos primeiros dias é uma pressão no local, pode haver reflexo deste inchaço para as regiões ao redor do nariz. Assim é comum que os olhos fiquem com a sensação de estarem pesados, temos a sensação de que alguém está apertando nosso nariz. A respiração não é para ter alterações.
Qual a diferença entre rinomodelação e rinoplastia?
A principal diferença entre rinoplastia e rinomodelação está na complexidade do procedimento. Enquanto na primeira temos uma cirurgia, com anestesia local ou anestesia geral, a segunda se trata apenas de um procedimento estético.
De certa forma, a rinoplastia é mais complexa que a rinomodelação, entretanto, em ambos os casos os riscos dos procedimentos existem. Assim, tenha sempre o cuidado de procurar o melhor especialista de sua cidade. Os procedimentos cirúrgicos abordo em outra página.
Quem faz a rinomodelação?
Existe uma discussão acerca do profissional habilitado para realização da rinomodelação. De acordo com as leis, normas e resoluções o melhor profissional que faz rinomodelação são os médicos, dentistas e biomédicos.
Dentro da classificação dos médicos estão os especialistas:
- Cirurgião plástico da face
- Otorrinolaringologistas
- Cirurgiões plásticos
- Dermatologistas
Dentro da classificação dos dentistas temos:
- harmonização orofacial
- bucomaxilo facial
Como é a consulta de rinomodelação?
Estar preparado para a consulta da rinomodelação pode facilitar o diagnóstico por parte do médico e otimizar o tempo. Assim, é importante que você chegue na consulta preparado com algumas informações:
- faça uma lista de todos os pontos que você não gosta do seu nariz. Lembre-se que a cada um milímetro para o lado, pode haver outra estrurura. Assim, pense no quanto que ele é pra frente, quanto que é torto, quanto tem de giba, quanto que a ponta é globosa, ou bolinha.
- traga seu histórico médico, se utiliza alguma medicação, a quanto tempo utiliza a medicação, se tem algum problema de saúde, alergias ou reações à medicações.
- se possível, peça para alguém te acompanhar. Vale ressaltar as diretrizes da sociedade brasileira de cirurgia plástica quanto a procedimentos cirúrgicos, técnica é com ácido hialurônico.
Seu médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- qual o seu maior incomodo no nariz?
- esse incomodo é constante ou somente em fotos?
- o que você gostaria de mudar no seu nariz?
- o que você acha feio no seu nariz?
É importantíssimo que você leve as suas dúvidas por escrito, começando pelas mais importantes. Desta forma, você garante que conseguirá esclarecer o maior número de dúvidas. Para a rinomodelação as perguntas podem ser:
- Porque tenho essa giba?
- Porque parece que tenho duas pontas no nariz?
- Preciso fazer algum exame para identificar algum problema de saúde?
- Além da rinomodelação, consigo fazer mais algum tratamento associado?
- Tem alguma restrição que preciso seguir?
- Devo consultar com outro especialista?
- Existe outro tipo de tratamento para meu caso?
Não deixe de fazer perguntas, esclareça o maior número possível de dúvidas. Não faça nenhum procedimento que você não esteja 100% certa de realizar.
Como saber como vai ficar a rinomodelação? Dá para fazer uma simulação de rinomodelação?
Certeza absoluta de como vai ficar a rinomodelação não é possível. Entretanto, podemos usar dois artifícios para tentar simular a rinomodelação. Existem programas de computador onde é possível realizar a simulação. Entretanto, a idéia de simulação é apenas dar uma idéia de como pode ficar e o que é possível realizar na rinomodelação. O resultado obtido na tela do computador, num sempre é reproduzível nos pacientes.
Outro método mais eficaz de realizar a simulação de rinomodelação é por meio de infusão de soro fisiológico nos nariz. O resultado é bem similar ao que conseguimos fazer com o ácido hialurônico. Entretanto dois pontos devem ser analisados ao fazermos esta simulação.
O primeiro é que o resultado é fugaz, ou seja, após alguns minutos o soro fisiológico será absorvido e não conseguiremos mais observar o “resultado simulado da rinomodelação”. Assim, neste caso, temos apenas alguns minutos para conseguir ver o que dá pra fazer.
O segundo ponto é que caso seja feita esta simulação, não se pode realizar a rinomodelação no mesmo dia, pois haverá edema local e não teremos um parâmetro fidedigno de quanta medicação deve ser aplicada. Vale ressaltar as diretrizes da sociedade brasileira de cirurgia plástica quanto a procedimentos cirúrgicos, técnica é com ácido hialurônico.
Antes e depois da rinomodelação?
Por questões éticas impostas pelo CRM não podemos divulgar fotografias de outros pacientes que fizemos os procedimentos. Diferente dos dentistas e biomédicos que estão autorizados pelos conselhos federais a divulgar o trabalho realizado.
Entretanto, na consulta médica, como forma de informar os pacientes, podemos mostrar tais fotos. Assim, a dica que eu deixo é sempre marcar uma consulta com o otorrino, para conseguir ver a qualidade do trabalho realizado.
Como é feita a rinomodelação?
A rinomodelação é realizada com ácido hialurônico. Atualmente duas marcas são mais utilizadas, a linha da Allergan, com os produtos da Juvederm e a linha da Galderma, com os produtos da Restylane. O procedimento dura em torno de 30 minutos. Utilizamos anestésicos locais por meio de bloqueio dos nervos sensitivos da face. Assim, se torna um procedimento indolor.
Após a realização da rinomodelação, fazemos o curativo, que deve permanecer por cerca de uma semana. Lembre-se que é normal apresentar um edema importante no nariz neste período. Em geral fazemos duas sessões, no qual complementamos o tratamento da primeira sessão.
É possível realizar o procedimento e trabalhar no mesmo dia, uma vez que o repouso necessário é relativo. Os procedimentos cirúrgicos abordo em outra página.
Quanto tempo dura a rinomodelação?
Os estudos demonstram que o acido hialurônico quando aplicado na subderme duram entre 9 e 12 meses. Entretanto, na nossa prática de consultório, observamos que quando realizamos a aplicação do ácido hialurônico no nariz, para fazer a rinomodelação, a durabilidade tem sido maior, chegando em alguns casos a 3 anos. Claro que a durabilidade é variável de acordo com cada paciente.
Preciso afastar do trabalho para fazer a rinomodelação?
Não, diferentemente da rinoplastia, é possível realizar o procedimento e já voltar ao trabalho. Pode haver algum edema ou hematoma mais importante, neste caso, fica como opção do paciente voltar ao trabalho ou aguardar um período de 2-3 dias para minimizar o aspecto do inchaço.
Quanto custa a rinomodelação?
O custo da rinomodelação é variável de profissional a profissional. Não existe uma tabela fixa de custo. Gosto de explicar que o procedimento não envolve apenas o custo de uma seringa de ácido hialurônico. No custo, em geral, computa-se a experiência de cada profissional, os anos dedicados e estudados com o objetivo de promover a saúde e bem estar das pessoas. Envolve ainda os custos fixos do consultório médico.
Infelizmente, por questões éticas impostas pelo conselho federal de medicina, não podemos divulgar valores por meios eletrônicos e mídias sociais. Assim, ainda que cada profissional tenha uma tabela de preços para a rinomodelação, esta tabela não pode ser divulgada.
Quais as contra indicações da rinomodelação?
A aplicação de ácido hialurônico em gestantes ou em fase de amamentação está contra indicado, uma vez que não temos estudos mostrando que são seguros para os bebes e crianças. Assim, evitamos sempre realizar a rinomodelação.
Outra contra indicação observada é a presença de processo infeccioso ativo na região da aplicação, bem como alergias e impossibilidade de utilização dos produtos.
Quanto tempo demora para fazer a rinomodelação?
O procedimento é relativamente rápido. Demoramos cerca de 30 minutos para realizar todo o procedimento. Entretanto, neste tempo não está computado a avaliação. Assim, em geral, quando temos a indicação da realização da rinomodelação, incluindo a consulta e o procedimento, demoramos entre uma hora e uma hora e meia.
Cuidados antes da rinomodelação?
São poucos os cuidados que temos que ter antes da rinomodelação. Basicamente espera-se que o paciente não utilize medicações anticoagulantes ou ainda que faça alimentações com verduras verdes escuras (anticoagulantes naturais). Assim, medicações que afinem o sangue são contra indicadas, pois aumenta o risco de sangramento local e hematoma.
Cuidados após a rinomodelação?
Após a rinomodelação solicita-se ao paciente que não manipule o nariz. O acido demora algumas horas para ser incorporado ao tecido. Nesta fase, caso seja feita a manipulação, podemos observar que o produto se deslocou da região em que foi inserido.
Em forma de lista temos que não pode:
- sauna no dia da aplicação
- ingestão de bebidas alcoólicas no dia da aplicação
- massagem no local da aplicação