Com o boom da procura cada vez mais acentuada por procedimentos estéticos, sem dúvida, a rinoplastia fechada é um dos mais procurados atualmente.
Na verdade, existem dois tipos de rinoplastia: a fechada e a aberta.
Porém, ambas possuem o mesmo objetivo: promover a remodelação do nariz, adicionando ou retirando a cartilagem e fazendo o reposicionamento das regiões necessárias.
No entanto, a diferença mesmo está no processo, pois a escolha pelo melhor procedimento se dá de acordo com a região nasal que se requer as modificações.
Está em dúvidas para saber qual o procedimento estético mais indicado para o seu caso ou desejar aprofundar os seus conhecimentos sobre rinoplastia fechada?
Então, continue conosco e boa leitura!
Rinoplastia fechada, o que é?
A rinoplastia fechada, como o nome sugere, é um procedimento cirúrgico realizado de forma com que haja a mínima exposição possível da região nasal a ser operada.
Dessa forma, é bastante limitada a visualização das estruturas nasais.
Assim, é fundamental contar com um cirurgião plástico experiente e que tenha cases de sucesso nesse tipo de procedimento.
Como a rinoplastia fechada é feita?
A rinoplastia fechada é um procedimento em que o médico realiza incisões bem pequenas dentro das narinas, justamente para que se tenha acesso à cartilagem e ao osso.
Como mencionado anteriormente, a rinoplastia fechada difere da aberta porque não há o levantamento da pele para expor, de forma total, as estruturas nasais.
Assim, são utilizados equipamentos médicos bem pequenos, possibilitando o remodelamento do nariz, colocando ou retirando tecido e cartilagem para que a aparência desejada seja alcançada.
Importante ressaltar que a incisão interna pode, sem dúvida, ser realizada nas duas narinas ou apenas em uma cavidade.
Os dois procedimentos, rinoplastia fechada e aberta, proporcionam resultados satisfatórios, porém, geralmente, a escolha da maioria dos cirurgiões é pelo procedimento fechado.
Afinal, a rinoplastia fechada é uma técnica mais rápida e o tempo de recuperação é bem mais curto do que o procedimento da rinoplastia aberta.
Quanto tempo leva essa cirurgia?
A rinoplastia fechada, de forma geral, é um procedimento cirúrgico relativamente curto, quando comparado a outros procedimentos.
Inclusive, sua indicação é feita a partir dos 15 anos, porém, apenas em alguns casos e caso haja a liberação do médico cirurgião.
Assim, geralmente, a rinoplastia fechada dura cerca de 1h30 a 2h30. Claro que esse tempo pode variar de acordo com a reação do paciente e, em raríssimos casos, alguns imprevistos.
Você conhece a cirurgia de Alectomia? Descubra se ela é indicada pra você!
Quando a rinoplastia fechada é indicada?
A escolha pelo melhor tipo de rinoplastia, bem como sua devida indicação é dada após uma anamnese detalhada realizada pelo próprio cirurgião.
Afinal, é justamente durante essa avaliação que o médico irá escutar todas as queixas e necessidades do paciente.
Além disso, será possível conhecer, de forma mais aprofundada, o histórico do paciente e da família e, também, será possível alinhar as expectativas e esclarecer todos os questionamentos que o paciente tiver.
Inclusive, é justamente nesse momento que o cirurgião poderá se aproximar mais do paciente, fazendo com que ele se sinta mais confiante e seguro com relação à rinoplastia fechada.
Por conta disso, é bastante importante estimular essa conversa durante a consulta, tirar todas as dúvidas, pedir as informações necessárias para entender o procedimento etc.
Algumas perguntas que o paciente pode fazer são:
- como o procedimento é realizado;
- qual técnica será utilizada durante o procedimento;
- por que foi feita a escolha da rinoplastia fechada;
- quais são os efeitos colaterais dessa cirurgia.
Dica: o paciente também deve se informar sobre quem irá operá-lo, bem como os cases de sucesso que ele tem. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde!
Como é o pré-operatório para esse procedimento?
De forma geral, o pré-operatório da rinoplastia fechada é bastante semelhante ao da aberta.
Isso porque, mesmo não levando em consideração a via utilizada, o paciente terá consecutivos reajustes nas medicações utilizadas de forma contínua.
Inclusive, vale ressaltar que alguns remédios devem ser evitados por 10 dias, pelos menos, antes do procedimento ser realizado, tais como:
- aspirinas;
- remédios considerados naturais;
- AAS;
- antiinflamatórios.
Além disso, recomenda-se que tabaco e bebida alcoólica também sejam suspensos nos dias anteriores à realização do procedimento de rinoplastia fechada ou aberta, conforme indicação.
Inclusive, é ideal que seja feito um jejum mínimo de 8 horas absoluto (inclusive privação de água); é a chamada dieta zero, a qual antecede algumas cirurgias.
Conheça o procedimento de Rinosseptoplastia realizado pelo Dr. Gabriel Bijos!
Pós-operatório, saiba como funciona!
O pós-operatório, tanto nos procedimentos fechados quanto nos abertos, requer a utilização de uma tala, a qual funciona como curativo.
Inclusive, é bastante comum que os pacientes observem um inchaço com áreas arroxeadas, o que é normal em procedimentos desse tipo.
Além disso, alguns pacientes relatam um pequeno desconforto na hora de respirar. No entanto, essa dificuldade é considerada normal pela comunidade científica e, em poucos dias, acaba cessando.
Quando o assunto é pós-operatório tardio, uma parte dos sintomas podem continuar persistindo.
Vale ressaltar que o inchaço no local pode perdurar por, aproximadamente, 3 meses, em certos casos (raros, diga-se de passagem).
Porém, o paciente acaba sendo completamente reabilitado após seis meses de procedimento.
Qual o tempo de recuperação da rinoplastia fechada?
O tempo de recuperação da rinoplastia fechada é outro assunto sempre questionado pelos pacientes aos cirurgiões.
Por conta disso, é fundamental saber que essa resposta irá depender, na verdade, do próprio paciente. Isso porque, cada paciente responde de um jeito à cirurgia.
Porém, de forma geral, a rinoplastia fechada costuma ter um tempo de recuperação entre 2 semanas, justamente porque esse é o tempo em que o inchado é diminuído, bem como o sumiço dos hematomas.
Vale ressaltar que, por ser uma cirurgia plástica, a qual realiza alterações na estrutura do nariz, é bastante comum que os resultados finais só sejam visualizados depois de 1 ano do procedimento realizado.
Inclusive, independentemente se for rinoplastia fechada ou aberta, o tempo de recuperação será o mesmo, apenas sendo diferenciado o processo de cicatrização de cada indivíduo.
Rinoplastia fechada: Vantagens e desvantagens
Abaixo, conheça as principais vantagens e desvantagens da rinoplastia fechada!
Vantagens
Quando se fala em procedimentos estéticos, principalmente ligados a mudanças no rosto, os cuidados devem ser redobrados.
Por conta disso, é fundamental que o paciente esteja atento a todas as orientações estipuladas pelo cirurgião responsável pela operação.
Diante desse cenário, uma das dúvidas mais frequentes é com relação às vantagens que a rinoplastia oferece ao paciente, tais como:
- permitir que resultados mais seguros sejam atingidos, visto que a rinoplastia fechada acaba permitindo uma visualização das estruturas nasais mais direta;
- correção das deformidades de forma mais adequada, pois há a manipulação, de forma global, das estruturas do nariz.
Desvantagens
Sim, existem algumas desvantagens da rinoplastia fechada.
Isso porque, por conta da visibilidade dificultada das estruturas nasais, há uma limitação maior para que esse procedimento seja realizado de forma adequada.
Afinal, como mencionado anteriormente, a rinoplastia fechada não é capaz de expor essas estruturas de forma completa e, por conta disso, acaba apresentando certas dificuldades para que as técnicas apropriadas sejam aplicadas.
Rinoplastia aberta x Rinoplastia fechada: Descubra as diferenças!
Quando se quer diferenciar rinoplastia fechada da rinoplastia aberta, a maior característica que as distingue diz respeito à incisão realizada nas estruturas nasais.
Isso porque, as incisões são, na verdade, parte fundamental de um procedimento cirúrgico na região nasal.
Afinal, é por meio da suspensão (rinoplastia aberta) dos tecidos ou não (rinoplastia fechada) que o cirurgião consegue reduzir, reconstruir, alinhar ou aumentar as estruturas do nariz.
Abaixo, conheça um pouco mais sobre as principais diferenças entre a rinoplastia fechada e a aberta e aprenda mais sobre suas particularidades.
Confira!
Rinoplastia aberta
A rinoplastia aberta é o procedimento cirúrgico que promove um corte na região localizada entre as narinas, conhecida como columela.
Para casos mais complexos, em que haja a necessidade de ter uma visibilidade maior da área em que haverá a realização da operação, a rinoplastia aberta é a melhor opção.
Inclusive, esse tipo de rinoplastia é bastante utilizado nos casos de rinoplastia secundária e/ou paciente que sofrerem algum tipo de fissura.
Rinoplastia fechada
A rinoplastia fechada possui incisões internas, ou seja, são realizados cortes na própria cavidade nasal e os mesmos ficam escondidos.
A grande vantagem da rinoplastia fechada, mesmo que o tempo de recuperação seja o mesmo, é que não deixa cicatrizes tão aparentes.
Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprofundou seus conhecimentos sobre rinoplastia fechada, mas também foi capaz de aprender mais sobre a rinoplastia aberta.
Além disso, conseguiu perceber que, embora haja certas diferenças entre os dois tipos de rinoplastia, o objetivo, bem como o tempo de recuperação de ambas, é bastante semelhante.
No entanto, para que haja um procedimento cirúrgico realizado da forma mais adequada possível, é fundamental que o paciente faça uma pesquisa minuciosa sobre o profissional cirurgião que irá operá-lo.
Por conta disso, contar com um profissional experiente, como o Doutor Gabriel Bijos, cirurgião especialista em face, é sinônimo de procedimento cirúrgico realizado sem complicações e utilizando técnicas avançadas em cirurgia da face e rinoplastia.
Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas principais dúvidas sobre as soluções que podemos te oferecer e deixá-lo ainda mais deslumbrante!